Marca Volkswagen produzirá apenas veículos elétricos na Europa a partir de 2033

O presidente da Volkswagen, Thomas Schaefer, anunciou nesta quarta-feira (26) que a marca produzirá exclusivamente carros elétricos na Europa a partir de 2033. Essa declaração reforça o compromisso da empresa com a data mais próxima da faixa de projeção anterior, que inicialmente abrangia o período entre 2033 e 2035.

Schaefer destacou que, ao longo da próxima década, a Volkswagen reduzirá a variedade de modelos oferecidos, concentrando-se nos produtos principais. O objetivo é aumentar a margem de lucro de todas as marcas de volume, incluindo Volkswagen, SEAT, Skoda e veículos comerciais, para 8% até 2025. Durante um evento em Berlim, Schaefer enfatizou a abordagem de “Fazer menos, mas melhor”.

O presidente da Volkswagen também ressaltou a importância de trazer veículos de marcas diferentes para uma mesma fábrica, visando economizar custos e eliminar desperdícios históricos no sistema. A estratégia da empresa mudará de uma produção centrada em um único modelo por fábrica para um “pensamento de plataforma”. Isso significa que a companhia utilizará o mesmo design básico para diferentes modelos, buscando eficiência por meio de economias de escala.

A Volkswagen tem como meta oferecer um veículo elétrico básico com custo de 25 mil euros ou menos. Schaefer destacou que melhorar e padronizar a química e o formato da bateria são fundamentais para alcançar esse objetivo, juntamente com a produção em escala. Ele afirmou que a empresa é a única atualmente capaz de escalar nesse território, com foco em um padrão claro em todas as marcas e produção em larga escala.

Related Posts